0800-7033-500Bem-vindo(a) ao blog da HOSPFAR, voltar para o site.

Marcelo Perillo alerta: Febre Chikungunya está no Brasil

Home / Goiás / Marcelo Perillo alerta: Febre Chikungunya está no Brasil

Marcelo Perillo alerta: Febre Chikungunya está no Brasil

O tradicional dia D contra a Dengue promovido pelo Ministério de Saúde foi diferente este ano. Passou a se chamar Dia D contra a Dengue e à Chikungunya. A preocupação é de uma epidemia desta nova doença é real, por isso todos devem ficar em estado de alerta e combater criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Para esclarecer um pouco mais o que é esta doença, Marcelo Reis Perillo, nosso diretor administrativo, preparou algumas dicas e explicações sobre como ela se manifesta.

O que é a Chikungunya?

É uma doença causa pelo vírus CHIKV e transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Ela foi identificada pela primeira vez na Tanzânia, em 1950 e desde então se espalhou pelo mundo e chega agora ao Brasil. Os sintomas são parecidos com os da Dengue, como dor de cabeça, febre, cansaço, apatia e ânsia de vômito.

Como diferenciar Dengue e Chikungunya

Marcelo Reis Perillo explica que apesar de sintomas parecidos, a principal diferença está nas inflamações ocorridas nas juntas e coluna. O vírus se concentra nas articulações e provoca fortes dores acompanhadas de inchaço e vermelhidão. As duas doenças podem ocorrer ao mesmo tempo no mesmo paciente, por isso o combate ao mosquito é fundamental.

Tratamento

Apesar de haver bastante pesquisa, assim como a dengue, esta doença ainda não possui tratamento farmacológico específico. Marcelo Reis Perillo orienta aos pacientes o repouso absoluto, se possível, é recomendado o uso de mosquiteiro para impedir que o mosquito pique o paciente e se torne mais um transmissor. É importante tomar muito líquido para impedir que ocorra desidratação, além de evitar a ingestão de remédios com ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios como o diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam que podem aumentar o risco de sangramentos devido ao seu efeito anticoagulante.

Estas foram algumas considerações sobre esta doença que acaba de chegar ao Brasil, mas já traz bastante preocupação para as autoridades públicas. Para mais notícias relacionadas as áreas de saúde, acompanhe o blog da Hospfar.

Até mais,

Marcelo Reis Perillo

Postagens Recentes
Marcelo PerilloMarcelo Reis Perillo