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Marcelo Reis Perillo alerta: Fortaleça seus ossos

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Marcelo Reis Perillo alerta: Fortaleça seus ossos

Vitalidade na melhor idade

Chegar à terceira idade com boa movimentação de braços, pernas, mãos e pés dependem de cuidados ao longo da vida. O fortalecimento dos ossos por meio de determinados alimentos, além de atividades físicas, é fundamental para garantir uma velhice com menos dores e ajuda de terceiros ou equipamentos. Comer alimentos ricos em cálcio, vitamina D, vitamina C e selênio vai ajudar a manter os ossos e as articulações saudáveis.

 

Onde encontrar cálcio

Marcelo Reis Perillo, diretor administrativo da Hospfar, lembra que o cálcio pode ser encontrado em alimentos que estão no dia a dia da maior parte das famílias brasileiras, como os derivados de leite, vegetais de folhas verdes, sardinhas, salmão e cereais fortificados com vitaminas.

 

Apesar de cálcio ser praticamente um sinônimo de leite, Marcelo Reis Perillo traz alguns exemplos de alimentos que possuem uma boa quantidade de cálcio, apesar de não possuírem leite. O primeiro lembrado é Tofu, um alimento parecido com queijo e produzido de soja, seguido de Brócolis. A dica é cozinha-lo no vapor, pois assim os seus nutrientes são mais preservados. Alguém aí lembra do Popeye? O personagem de desenho animado ficou famoso por ficar super forte ao consumir espinafre. Ele estava certíssimo! Este é um alimento antioxidante e rico em cálcio e ferro. Legume

 

Quantidade recomendada de cálcio

Os adultos de até 50 anos de idade devem receber 1.000 miligramas de cálcio (três copos de leite desnatado ou integral). Já os adultos com mais de 50 anos devem consumir 1.200 miligramas de cálcio.

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