0800-7033-500Bem-vindo(a) ao blog da HOSPFAR, voltar para o site.

Marcelo Reis Perillo fala sobre o Mal de Alzheimer

Home / Saúde / Marcelo Reis Perillo fala sobre o Mal de Alzheimer

Marcelo Reis Perillo fala sobre o Mal de Alzheimer

O site da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) informa que a doença é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Marcelo Reis Perillo comenta que como a maior parte das vítimas é se caracterizam por pessoas idosas, a doença possa ter ficado erroneamente conhecida como “esclerose” ou “caduquice”.

 

O Alzheimer se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. É uma doença degenerativa e seu principal sintoma é a perda de memória recente, o que faz com que o paciente esqueça ações que acabaram de ocorrer. Conforme o quadro evolui, há uma dependência cada vez maior da ajuda de outras pessoas.

 

Apesar da gravidade da doença, Marcelo Reis Perillo, diretor administrativo da Hospfar, lembra que é possível retardar seu avanço e até mesmo ter bom controle sobre os sintomas. “Mas é preciso diagnosticar a doença no início. Assim, é possível garantir maior qualidade de vida ao paciente, sua família e acompanhantes. ”

 

No entanto, diagnosticar a doença não é tarefa fácil. Geralmente, a certeza se dá pela exclusão de outras condições clínicas que causam prejuízo cognitivo ao paciente. Nos quadros de demência da Doença de Alzheimer, normalmente observa-se um início lento dos sintomas (meses ou anos) e uma piora progressiva das funções cerebrais. Os principais sintomas são perda de memória, confusão e desorientação.

 

Para mais informações sobre a doença, orientação a cuidadores e sobre a vida de uma pessoa que possui Alzheimer, acesse o site da ABRAz. É uma associação sem fins lucrativos mantida por familiares e cuidadores de pacientes com Alzheimer.

 

Até mais,

 

Marcelo Reis Perillo

Diretor Administrativo Hospfar

Postagens Recentes
marcelo perillo no o popularAftas Bucais