0800-7033-500Bem-vindo(a) ao blog da HOSPFAR, voltar para o site.

Osteoporose, como se prevenir? Marcelo Reis Perillo explica.

Home / Bem-estar / Osteoporose, como se prevenir? Marcelo Reis Perillo explica.

Osteoporose, como se prevenir? Marcelo Reis Perillo explica.

A osteoporose é conhecida por ser uma doença progressiva, e que causa perda de massa óssea, a doença significa “osso poroso”. Essa doença não possui sintomas ou dor até o momento em que a pessoa tenha sofrido alguma fratura. Geralmente as fraturas acontecem no pulso, na coluna, no quadril ou no fêmur, que pode ser algo gravíssimo.

A maior preocupação em relação a doença fica para as mulheres, a doença geralmente atinge mais as mulheres por causa da diminuição da produção de estrógeno. Essa diminuição acontece quando as mulheres chegam em uma certa idade, porém, Marcelo Reis Perillo afirma, não espere chegar em uma idade avançada para tomar os cuidados.

Alguns fatores socioculturais e de alimentação, podem não ser completos e isso interfere na fragilização dos tecidos e dos ossos antes mesmo de uma mulher chegar na média de idade em que a osteoporose geralmente é diagnosticada, que é entre os 35 e 40 anos.

Marcelo Reis Perillo indica o consumo ou suplementação de cálcio, maior tempo de exposição ao sol, a prática de exercícios físicos e realizar exames de rotina em um reumatologista a cada ano. Algumas pessoas dizem que para prevenir a osteoporose, é necessário que a pessoa consuma 1g (1000mg) de cálcio por dia. Porém, crianças e gestantes devem ter o consumo reduzido. Para crianças de 1 a 3 anos apenas 500mg são recomendados, 800mg para as de 4 a 8 anos e 1300mg entre 9 e 18 anos. Para as grávidas o recomendado é 1200mg por dia.

osteoporose

Dentro esse número pré indicado, as pessoas podem encontrar o cálcio em alimentos como: leite e seus derivados, sejam eles integrais, desnatados ou semi-desnatados. Por isso o consumo de leite, queijos, iogurtes, manteigas e afins é tão importante na alimentação das mulheres e homens.

Gostou do tema dessa semana? Então fique atento as nossas dicas e sugestões para a ter uma vida saudável.

Postagens Recentes
código de conduta compliancecompliance