press-releases - quarta, 12 de agosto de 2015 às 11:42

Época Negócios dá destaque a compliance da Hospfar

Revista de circulação nacional é especializada em economia, tecnologia e inovação

Uma das mais importantes revistas de economia, negócios, tecnologia, finanças, sustentabilidade e inovação do Brasil, a Época Negócios deu destaque de duas páginas sobre o Programa de Integridade da Hospfar Indústria e Comércio de Produtos Hospitalares na edição do mês de agosto (edição 102). O compliance da empresa goiana, divulgado em maio deste ano, é modelo para o setor de distribuição de medicamentos no País.

Para a elaboração do Programa de Integridade, a Hospfar seguiu com rigor a Lei nº 12.846/2013, chamada de “Lei Anticorrupção”, que teve seu decreto regulamentador assinado no dia 18 de março. O decreto 8.420/2015 detalha alguns aspectos, antes genéricos, para facilitar sua aplicação. Segundo o diretor administrativo da Hospfar, Marcelo Reis Perillo, a autovigilância empresarial é um assunto que está ganhando mais relevância no ambiente corporativo. Além disso, os programas de Compliance, como o implantado pela Hospfar em todas as suas unidades do País, indicam que o mercado tende a se tornar menos propício aos aventureiros.

“Antes mesmo da edição da Lei, a Hospfar já tinha preocupação efetiva com a instalação de padrões de conduta”, disse Marcelo Perillo. A empresa tem história de atenção nesse campo, mas o decreto regulamentador é oportunidade de aprimorar os detalhes. “A principal característica de uma política séria de conformidade é a sua revisão permanente” explicou o diretor.

Abaixo, a íntegra da reportagem:

Considerado modelo para o setor de distribuição de medicamentos hospitalares no Brasil, o Programa de Integridade (Compliance) da Hospfar Indústria e Comércio de Produtos Hospitalares, divulgado no mês de maio para o mercado de todo o País, inclui um conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

Para a elaboração do Programa de Integridade, a Hospfar seguiu com rigor a Lei nº 12.846/2013, chamada de “Lei Anticorrupção”, que teve seu decreto regulamentador assinado no dia 18 de março, pela presidente Dilma Rousse­ff. O decreto 8.420/2015 detalha alguns aspectos, antes genéricos, para facilitar sua aplicação. Segundo o diretor administrativo da Hospfar, Marcelo Reis Perillo, a autovigilância empresarial é um assunto que está ganhando mais relevância no ambiente corporativo, além disso, os programas de Compliance, como o implantado pela Hospfar em todas as suas unidades do País, indicam que o mercado tende a se tornar menos propício aos aventureiros.

“Antes mesmo da edição da Lei, a Hospfar já tinha uma preocupação efetiva com a instalação de padrões de conduta”, disse Marcelo Perillo. A empresa tem uma história de atenção nesse campo, mas o decreto regulamentador é uma oportunidade de aprimorar os detalhes. “A principal característica de uma política séria de conformidade é a sua revisão permanente” explicou o diretor.

Código de Conduta

O Programa de Integridade da Hospfar incluiu a revisão global do Código de Conduta da empresa. Trata-se de um documento atualizado que informa aos empregados as regras de conduta para o exercício de suas atividades. Não só os empregados que têm relacionamento comercial direto com os governos, mas 100% dos colaboradores da Hospfar que operam na sede em Goiânia (GO), em seis outras capitais brasileiras, especialmente no Estado de São Paulo, e no Distrito Federal, receberam, no mês de maio, treinamento que integra o processo de implantação do Novo Código de Conduta da empresa, mas o programa é contínuo, e inclui novas edições bem como para os novatos.

Com o apoio do escritório especializado em processos de Compliance, Ariosto Mila Peixoto Advogados Associados, a Hospfar construiu seu Novo Código de Conduta editado com três objetivos centrais: informar seus colaboradores sobre os valores e as expectativas da Hospfar, para a sedimentação de uma identidade ética comum e de elevados padrões de qualidade; criar um referencial para consultas cotidianas, oferecendo maior segurança à atuação individual, especialmente na tomada de decisões rotineiras; e cultivar a cultura de excelência nas relações com a sociedade, assumindo como próprios os objetivos comuns, especialmente de respeito aos direitos humanos, meio ambiente, interesse dos consumidores, combate à corrupção, entre outros tratados pelo Código.

“O conteúdo do Código de Conduta foi de­ definido a partir da consciência de que ramo de medicamentos e produtos para a saúde, a que a Hospfar se dedica, tem um impacto social especialmente relevante.” Ariosto Mila Peixoto

 

 

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