0800-7033-500Bem-vindo(a) ao blog da HOSPFAR, voltar para o site.

Marcelo Reis Perillo explica como tomar medicamentos

Home / Medicamentos / Marcelo Reis Perillo explica como tomar medicamentos

Marcelo Reis Perillo explica como tomar medicamentos

Ao tomar algum medicamento é muito comum a dúvida: posso ingeri-lo com leite? E se eu tomar com refrigerante? Ou um suco de laranja? Essas dúvidas – muitas vezes crenças – são mais do que pertinentes, principalmente para as pessoas que têm dificuldade com a ingestão de comprimidos – as crianças, por exemplo, que tendem a rejeitar o consumo de remédios.

“O líquido mais indicado para acompanhar a ingestão de todo tipo de medicamento é a água”, afirma Marcelo Reis Perillo, diretor administrativo da Hospfar. Por outro lado, ele explica que a bula contém todas as informações necessárias sobre a ingestão dos remédios. “Atente-se ao que está escrito, pois, muito desses hábitos errados, podem interferir na eficácia do medicamento e até mesmo prejudicar o organismo”.

Marcelo Reis Perillo também ressalta que misturar bebidas alcoólicas com medicamentos pode cortar a eficácia medicamentosa ou, até mesmo, potencializar os efeitos do álcool, sendo uma perigosa mistura.

  • Tomar remédios com leite pode alterar efeito da medicação?

O leite é um alimento e, por isso, estimula a produção de sucos digestivos. Vários medicamentos podem perder seus efeitos ao serem degradados pelo suco gástrico liberado pelo organismo. Além disso, leite contém cálcio e outros nutrientes que podem promover a perda do efeito terapêutico pela inativação química (quelação), reação comum entre essa bebida e a tetraciclina.

  • E remédio com antiácido?

Muitas pessoas também têm o costume de ingerir antiácidos antes de tomar remédios que irritam o estômago. Esse hábito pode cortar totalmente o efeito do medicamento, pela diminuição da absorção do princípio ativo ou pela absorção junto deste de componentes dos antiácidos.

  • E quanto aos chás, refrigerantes e sucos?

Determinados medicamentos, ao serem ingeridos com chá, refrigerante, suco ou café, podem desencadear reações químicas que comprometem sua eficácia. Os remédios orais devem ser ingeridos com um copo cheio de água.

  • Posso tomar comprimido sem beber água?

Não. Marcelo Reis Perillo adverte que caso seja ingerido sem água parte do comprimido pode ficar retido no esôfago, podendo haver irritação da mucosa. Corre-se o risco, ainda, de o organismo não conseguir absorver a medicação por completo.

  • É importante respeitar os horários para tomar o medicamento?

É muito importante. Se o paciente quiser obter o melhor efeito da medicação, será necessário obedecer rigorosamente aos horários estipulados pelo médico. Atrasar ou adiantar a ingestão pode reduzir a eficiência e até mesmo produzir efeitos colaterais. No caso de antibiótico, o atraso prolongado pode favorecer a multiplicação da bactéria e torna-la mais resistente ao remédio.

Ou seja, não invente outras formas de ingerir o medicamento. Tome o comprimido com água e respeite a prescrição médica.

 

Até o próximo post,

Marcelo Reis Perillo

 

Postagens Recentes
Marcelo Reis PerilloMarcelo Reis Perillo