0800-7033-500Bem-vindo(a) ao blog da HOSPFAR, voltar para o site.

Marcelo Reis Perillo anuncia tratamento contra doença falciforme

Home / Mundo farmacêutico / Marcelo Reis Perillo anuncia tratamento contra doença falciforme

Marcelo Reis Perillo anuncia tratamento contra doença falciforme

Entenda como a doença funciona

A doença falciforme é uma alteração nos glóbulos vermelhos, onde eles perdem a forma arredondada e elástica padrão e se tornam mais duros e com aspecto de foice, o que acarreta uma dificuldade na passagem de sangue, prejudicando a oxigenação dos tecidos.  Marcelo Reis Perillo comenta que os sintomas mais comuns são dores articulares, fadiga intensa, palidez e feridas nas pernas.

 

Esperança com células tronco

Em até seis meses o Sistema Único de Saúde (SUS) garantirá aos pacientes com doença falciforme transplante de células-tronco hematopoéticas entre parentes a partir da medula óssea, de sangue periférico ou de sangue de cordão umbilical. A nova opção de tratamento é indicada para pacientes com doença falciforme em uso de hidroxiureia que apresente, pelo menos, uma das seguintes condições: alteração neurológica devido a acidente vascular encefálico, alteração neurológica que persista por mais de 24 horas ou alteração de exame de imagem; doença cerebrovascular associada à doença falciforme; mais de duas crises vasoclusivas (inclusive Síndrome Torácica Aguda) graves no último ano; mais de um episódio de priapismo (ereção involuntária e dolorosa); presença de mais de dois anticorpos em pacientes sob hipertransfusão; ou osteonecrose em mais de uma articulação.

 

Marcelo Reis Perillo, diretor administrativo da Hospfar, lembra que a doença falciforme atinge, na maioria, a população negra, mas também pode se manifestar em brancos. A moléstia se manifesta, boa parte das vezes, após os seis meses de vida do bebê, sendo o “Teste do Pezinho” a melhor forma de diagnóstico.

 

 

Postagens Recentes
marcelo perillomarcelo reis perillo diabetes