0800-7033-500Bem-vindo(a) ao blog da HOSPFAR, voltar para o site.

CUIDAR DE IDOSOS – 5 DICAS DE MARCELO REIS PERILLO

Home / Saúde / CUIDAR DE IDOSOS – 5 DICAS DE MARCELO REIS PERILLO

CUIDAR DE IDOSOS – 5 DICAS DE MARCELO REIS PERILLO

No dia 1º de outubro, comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Idoso. Para Marcelo Reis Perillo, uma ótima oportunidade de conversar sobre os cuidados especiais que exigem as pessoas de melhor idade.

ADAPTAÇÕES NO LAR

A casa onde vive o idoso, além de conforto, deve proporcionar o máximo de segurança e praticidade. Cheque a disposição dos móveis. Eles não podem ser um obstáculo para as pessoas mais velhas. Evite tapetes, em especial os mais escorregadios. Sabe aqueles objetos que eles usam com mais frequência? Lembre-se de deixá-los em prateleiras mais baixas, sempre ao alcance dos idosos. Para Marcelo Reis Perillo é uma forma de evitar que eles subam em cadeiras ou escadas. No banheiro, é interessante instalar barras de apoio. Certifique-se que a casa, como um todo, esteja sempre bem iluminada. Se possível, coloque lâmpadas de presença para auxiliá-los à noite.

SAÚDE EM DIA

Quanto mais idosa a pessoa, maior a frequência de visitas ao médico. Para Marcelo Reis Perillo, é de fundamental importância que uma pessoa próxima o acompanhe, conversando com o médico e seguindo todas as recomendações passadas.

SAÚDE NO DIA-A-DIA

É preciso se certificar que os hábitos do idoso sejam realmente saudáveis. Verifique se ele está se hidratando direitinho. “Nessa idade, mais avançada, é recomendável beber bastante água”, afirma Marcelo Reis Perillo. A dieta alimentar deve ser equilibrada. E não importa a idade, sempre haverá um tipo de exercício físico que o idoso pode praticar. O importante é que ele se movimente, sempre com muito cuidado e sob a supervisão de um terceiro, de preferência um profissional.

AUXÍLIO DOS FAMILIARES

Quando a idade chega, tarefas simples do dia-a-dia podem se tornar um grande desafio. Fazer as compras, ir ao médico, pagar as contas, tudo isso se torna um transtorno. Muitas vezes, o idoso vai precisar de auxílio na cozinha e na limpeza da casa, isso sem contar os casos mais delicados. Já parou pra pensar como pode ser difícil fazer a higiene pessoal? Em situações assim, o idoso conta com a ajuda da família, com quem tem mais intimidade e confiança. Por isso, alerta Marcelo Reis Perillo, é interessante que os parentes façam um planejamento para prestar amparo constante. Caso não seja possível acompanhar a pessoa 24 horas, considere contratar um profissional. Não se esqueça de deixar próximo ao telefone os números da família, tudo escrito de forma bastante visível. “Por mais independente que pareça, nunca se sabe quando o idoso precisará de ajuda”, adverte Marcelo Reis Perillo.

VIDA SOCIAL

Não é porque a idade chegou que a pessoa precisa ficar o dia inteiro em casa, esquentando o sofá, em frente à televisão, certo? Dar uma volta na cidade, respirar um ar puro, e, principalmente, conviver com outras pessoas faz muito bem ao idoso. Nesse sentido, o papel da família é fundamental. Esteja sempre presente, não só fisicamente. Seja paciente. Converse com o idoso, ouça suas histórias, leve-o pra passear, pra se divertir. Isso é demonstração de carinho, amor. E quem não gosta de se sentir amado?

Postagens Recentes
Visitas a HospitaisCompliance Hospfar