Antes de saber qual é a importância do Canal de Integridade no Compliance, é importante entender do que se trata, de fato, o próprio Compliance: um assunto cada vez mais presente dentro das empresas que buscam por crescimento e melhorias.

Um programa de Compliance tem como objetivo combater atos ilícitos, como corrupção e fraudes, além de reforçar a importância da ética e da integridade no ambiente de trabalho. E, ter um canal de integridade seguro e confiável, é o pilar principal para que esse programa atinja o êxito esperado.

Pensando nisso, a Hospfar escolheu a melhor parceira para desenvolver esse trabalho: a Deloitte, cujo trabalho na área de compliance é extremamente reconhecido e certificado, com profissionais experts no assunto.

Os canais de integridade e a ouvidoria da Hospfar estarão disponíveis 24 horas, 7 dias por semana, 365 dias por ano. E claro, sendo uma plataforma confiável, não há a necessidade de identificação do denunciante, sendo garantido o anonimato.

O que é e para quê serve o Canal de Integridade?

É a central de recebimento e tratamento de denúncias ou comunicação anônima de irregularidade, ou ilegalidade, acerca de comportamentos e de práticas na empresa, com o devido resguardo do sigilo, da confidencialidade, do anonimato e das medidas de proteção aos denunciantes e às testemunhas de boa-fé.

O que devo reportar no Canal de Integridade?

Atos ilícitos e comportamentos anti-éticos, como:

Geral

  • Críticas;
  • Sugestões;
  • Elogios;
  • Reclamações.

Pessoas

  • Assédio moral/ sexual;
  • Abuso de autoridade/ Agressão física;
  • Descriminação/ Tratamento Desigual;
  • Demissão injustificada/ Homologação;
  • Jornada de trabalho excessiva/ Adulteração de horas trabalhadas;
  • Benefícios/ Salários e comissões;
  • Condições irregulares de trabalho;
  • Álcool e drogas.

Conflitos de interesses

  • Favorecimento ilícito;
  • Contratação de partes interessadas;
  • Empregos ou atividades paralelas;
  • Atividades políticas e sindicais.

Financeiro

  • Pagamentos indevidos;
  • Desvios de recursos financeiros;
  • Pagamento em atraso/ títulos vencidos;
  • Ausência de seguro/cobertura suficiente.

Conduta

  • Suborno ou propina e fraudes diversas;
  • Brindes/ presentes (Oferta ou recebimento);
  • Despesas corporativas indevidas;
  • Violação das normas e procedimentos;
  • Danos à imagem.

Patrimônio

  • Uso indevido das propriedades da Companhia;
  • Furtos/ desvios/ roubos de ativos;
  • Depredação de ativos.

Gestão da Informação

  • Divulgação de informações confidenciais;
  • Adulteração de registros contábeis/ relatórios financeiros/ relatórios gerenciais;
  • Manipulação de auditorias;
  • Falsificação de documentos.

SSMA

  • Segurança do trabalho;
  • Danos ao meio ambiente;
  • Outros.

T.I

  • Violação de sistemas e e-mail;
  • Utilização indevida de e-mail, internet e mídias sociais;
  • Pornografia.

ONDE DENUNCIAR?

Atendimento telefônico: 0800 721 9580 (segunda a sexta, das 8h às 20h)
E-mail: hospfar@relatoconfidencial.com.br (a qualquer momento)
Internet: https://relatoconfidencial.com.br/Hospfar (a denúncia pode ser feita a qualquer momento)
Caixa de Voz: dias úteis, disponível após às 20h, e finais de semana e feriados nacionais 24h.