Antes de saber qual é a importância do Canal de Integridade no Compliance, é importante entender do que se trata, de fato, o próprio Compliance: um assunto cada vez mais presente dentro das empresas que buscam por crescimento e melhorias.
Um programa de Compliance tem como objetivo combater atos ilícitos, como corrupção e fraudes, além de reforçar a importância da ética e da integridade no ambiente de trabalho. E, ter um canal de integridade seguro e confiável, é o pilar principal para que esse programa atinja o êxito esperado.
Pensando nisso, a Hospfar escolheu a melhor parceira para desenvolver esse trabalho: a Deloitte, cujo trabalho na área de compliance é extremamente reconhecido e certificado, com profissionais experts no assunto.
Os canais de integridade e a ouvidoria da Hospfar estarão disponíveis 24 horas, 7 dias por semana, 365 dias por ano. E claro, sendo uma plataforma confiável, não há a necessidade de identificação do denunciante, sendo garantido o anonimato.
O que é e para quê serve o Canal de Integridade?
É a central de recebimento e tratamento de denúncias ou comunicação anônima de irregularidade, ou ilegalidade, acerca de comportamentos e de práticas na empresa, com o devido resguardo do sigilo, da confidencialidade, do anonimato e das medidas de proteção aos denunciantes e às testemunhas de boa-fé.
O que devo reportar no Canal de Integridade?
Atos ilícitos e comportamentos anti-éticos, como:
Geral
- Críticas;
- Sugestões;
- Elogios;
- Reclamações.
Pessoas
- Assédio moral/ sexual;
- Abuso de autoridade/ Agressão física;
- Descriminação/ Tratamento Desigual;
- Demissão injustificada/ Homologação;
- Jornada de trabalho excessiva/ Adulteração de horas trabalhadas;
- Benefícios/ Salários e comissões;
- Condições irregulares de trabalho;
- Álcool e drogas.
Conflitos de interesses
- Favorecimento ilícito;
- Contratação de partes interessadas;
- Empregos ou atividades paralelas;
- Atividades políticas e sindicais.
Financeiro
- Pagamentos indevidos;
- Desvios de recursos financeiros;
- Pagamento em atraso/ títulos vencidos;
- Ausência de seguro/cobertura suficiente.
Conduta
- Suborno ou propina e fraudes diversas;
- Brindes/ presentes (Oferta ou recebimento);
- Despesas corporativas indevidas;
- Violação das normas e procedimentos;
- Danos à imagem.
Patrimônio
- Uso indevido das propriedades da Companhia;
- Furtos/ desvios/ roubos de ativos;
- Depredação de ativos.
Gestão da Informação
- Divulgação de informações confidenciais;
- Adulteração de registros contábeis/ relatórios financeiros/ relatórios gerenciais;
- Manipulação de auditorias;
- Falsificação de documentos.
SSMA
- Segurança do trabalho;
- Danos ao meio ambiente;
- Outros.
T.I
- Violação de sistemas e e-mail;
- Utilização indevida de e-mail, internet e mídias sociais;
- Pornografia.
ONDE DENUNCIAR?
Atendimento telefônico: 0800 721 9580 (segunda a sexta, das 8h às 20h)
E-mail: hospfar@relatoconfidencial.com.br (a qualquer momento)
Internet: https://relatoconfidencial.com.br/Hospfar (a denúncia pode ser feita a qualquer momento)
Caixa de Voz: dias úteis, disponível após às 20h, e finais de semana e feriados nacionais 24h.