Existem duas formas de prevenção e conscientização, e em ambas, sempre escolha a proteção.

O mês de dezembro chegou e com ele veio o Dezembro Laranja e Vermelho. Estas cores representam duas lutas cujo objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de pele e o combate à AIDS.

Dezembro Laranja

A campanha foi criada em 2014, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com o objetivo de incentivar e conscientizar a população sobre os cuidados com a pele e a importância de um diagnóstico precoce. No Brasil, o câncer de pele é a doença mais incidente entre a população: 176 mil novos casos ao ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O câncer de pele corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país e, por esse motivo, é de extrema importância o cuidado com a pele, principalmente no verão, onde nossa pele fica exposta ao sol por mais tempo. O filtro solar, segundo a SBD, não é a única forma de prevenção.

Para quem trabalha diariamente exposto ao sol, é indicado a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) como chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo (FPS) 30.

Algumas formas de proteção da pele, são:

  • Evitar exposição ao sol durante os períodos mais intensos;
  • Nunca esquecer de usar o protetor solar;
  • Usar roupas leves que deixem a pele respirar;
  • Manter a pele e o corpo sempre hidratados;
  • Usar chapéu ou boné quando for se expor ao sol por um longo período;
  • Ir ao dermatologista com frequência!

Dezembro Vermelho

O mês de dezembro também é dedicado à prevenção ao HIV / AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. A lei foi sancionada em dezembro de 2017 e a campanha possui um conjunto de atividades focando a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro no dia 1º de dezembro.

O que é AIDS?

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico e destrói os glóbulos brancos. O vírus pode ser transmitido através do esperma, secreção vaginal, sangue ou pelo leite materno.

Você sabia que no Brasil a estimativa é que 920 mil pessoas vivem com HIV? Infelizmente a Aids ainda é vista como um grande tabu na sociedade e, por isso, muitas vezes as pessoas não procuram as unidades de saúde para fazer o teste de detecção da doença por medo ou preconceito.

Por isso, a campanha é tão importante. É preciso acabar com o medo e o preconceito para que as pessoas façam seus exames. O diagnóstico precoce pode salvar vidas. E como saber quais são os sintomas ? Entre os sintomas estão fraquezas, náuseas e vômitos, febre, falta de apetite, rápido emagrecimento, candidíase persistente, suor noturno, diarreia, inchaço dos gânglios linfáticos e dores musculares.

Para evitar o vírus é necessário:

  • Utilizar camisinha durante a relação sexual;
  • Exigir material descartável ou esterilizado em consultórios médicos e odontológicos, laboratórios de exames, barbearias, serviços de manicure e estúdios de piercing e tatuagem;
  • Não compartilhar objetos cortantes como agulhas, lâminas e seringas;
  • Utilizar luvas ao manipular feridas e líquidos contaminados;
  • Grávidas: façam teste HIV no pré-natal e, caso o resultado dê positivo, o médico orientará do procedimento para que a gravidez seja segura para o bebê.

Lembre-se que todo cuidado é pouco. Se prevenir é fundamental e o diagnóstico precoce aos primeiros sinais, pode salvar vidas. Não deixe de fazê-lo!