Quem cuida da saúde mental, cuida da vida!

O que é Janeiro Branco?

Esta é uma campanha com o intuito de fazer as pessoas refletirem sobre a importância do cuidado com a mente. Um tema tão delicado precisa estar em evidência para aumentar a conscientização sobre a prevenção ao adoecimento mental e o cuidado com o bem-estar.

Apesar desse zelo ser importante em qualquer época, as pessoas tendem a ter um olhar mais introspectivo durante o primeiro mês do ano. Esse período é marcado por decisões significativas, início de projetos e mudanças de vida.

Janeiro branco é uma campanha nacional criada pelo psicólogo mineiro Leandro Abrahão, em 2014. Seu objetivo é chamar atenção das pessoas para questões emocionais e psicológicas. Semelhante ao Setembro Amarelo, ao Outubro Rosa, entre outras, inicia uma conversa abrangente e honesta sobre as necessidades relacionadas à saúde mental.

Como cuidar e prevenir a saúde mental

Mas como, de fato, as pessoas podem manter a mente saudável? É muito fácil cair no piloto automático hoje em dia. O dia a dia é turbulento, lotado de compromissos e obrigações inadiáveis.

O relacionamento amoroso ou familiar fica em segundo plano. Os encontros com os amigos passam a acontecer semestralmente. Hobbies, projetos pessoais e sonhos são jogados para escanteio, limitando o tempo para o prazer no decorrer da semana. As pequenas coisas da vida deixam de ser admiradas, como a bebida favorita ou a paisagem a caminho do trabalho.

Quando o indivíduo se encontra nesse estágio de desinteresse generalizado ou em uma fase de estresse abundante, é provável que esteja psicologicamente esgotado. O desconforto emocional e psicológico, então, torna-se comum.É verdade que é impossível evitar todos os fatores que causam aborrecimento em nossas vidas. Todavia, é possível se dedicar a cuidar da saúde mental para que eles diminuam ou deixem de afetá-lo.

Quem compreende o que significa janeiro branco e quais são os seus objetivos entende a importância de cuidar da saúde da mente no dia a dia. Esse cuidado diário é composto por uma multiplicidade de elementos, tais como:

  • Atividades físicas;
  • Momentos de relaxamento;
  • Alimentação;
  • Autocuidado;
  • Qualidade dos relacionamentos interpessoais;
  • Hobbies;
  • Autorrealização;
  • Atividades para desestressar;
  • Sucesso profissional;
  • Conquistas significativas; e
  • Pequenos prazeres.
Onde eu posso cuidar da minha saúde mental?

A terapia é a maneira mais eficiente de garantir qualidade de vida e bem-estar no presente e no futuro. A terapia não apenas resolve impasses vivenciados no dia a dia como também capacita pacientes para lidar com problemas semelhantes ou mais extenuantes.

Na terapia, é onde as pessoas encontram o autoconhecimento. Elas passam a entender o porquê de seus hábitos, medos e atitudes. Deste modo, adquirem controle sobre eles em vez de permitirem serem controladas. E por consequência, também cuidam da sua saúde mental.

Ter saúde mental é o mesmo que ter autoconfiança, tomar decisões visando o bem-estar, saber controlar o humor, alimentar uma autoimagem positiva e administrar emoções perante as frustrações e os problemas habituais da vida. Todas essas competências são adquiridas ao longo da terapia.

Para viver com bem-estar todos os dias hoje e sempre, é essencial sanar as suas dores emocionais. Aproveite o espírito do Janeiro Branco para refletir sobre quanto tempo você tem dedicado a cuidar de si!