Com o fim do mês de outubro e da campanha do Outubro Rosa, inicia-se mais um mês de campanha a fim de conscientizar e alertar a população! Entramos no mês de novembro, e o mês de Novembro Azul trata da prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata — o tipo que mais ocorre em homens em todo Brasil — e a necessidade de diagnóstico precoce.
O movimento internacional, comemorado inicialmente na Austrália, desde 2003, volta-se para a conscientização do público masculino, além de quebrar tabus, uma vez que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal). Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente.
O mês de novembro foi o escolhido, pois o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Durante todo o mês, ações são realizadas com o objetivo de alertar sobre a doença e, assim como no Outubro Rosa, vários pontos turísticos do país e do mundo são iluminados, dessa vez no tom de azul.
Sobre a Próstata
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Ela apresenta o tamanho de uma castanha, está localizada logo abaixo da bexiga e circunda a primeira porção da uretra. Essa glândula exerce um importante papel na reprodução, uma vez que libera uma secreção que será eliminada no momento da ejaculação e garante a viabilidade dos espermatozoides. Essa secreção possui enzimas anticoagulantes e também nutrientes para os gametas masculinos.
À medida que o homem envelhece, a próstata pode sofrer um aumento benigno. Esse aumento é observado em quase todos os homens com mais de 70 anos e pode causar uma obstrução na uretra, impedindo a passagem adequada de urina. Além disso, a próstata é também um local em que frequentemente observa-se o desenvolvimento de câncer, sendo essa doença comum em homens com mais de 65 anos.
O câncer de próstata
O câncer de próstata é o tipo de câncer que mais ocorre em homens em todas as regiões do nosso país, depois do câncer de pele não melanoma. A incidência do câncer de próstata é alta, porém o assunto, muitas vezes, não é tratado com a devida atenção pelos homens. A expectativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) é de que, somente em 2018, tenham surgido 68.220 novos casos da doença no Brasil. De acordo com o Instituto Oncoguia, cerca de 1 homem, em 36, morrerá em decorrência de câncer de próstata.
O câncer de próstata está intimamente relacionado com a idade do paciente. Mais de 70% dos doentes foram diagnosticados aos seus 65 anos ou mais. Com esses dados, é possível perceber que o aumento da expectativa de vida em todo o mundo está bastante relacionado com os números de ocorrência da doença. Além disso, a evolução dos métodos de diagnóstico também pode explicar esse número.
Prevenção e tratamento
A recomendação de realização dos exames para diagnóstico desse tipo de câncer depende da avaliação do médico. Normalmente é recomendado que eles sejam feitos a partir dos 50 anos. Em pacientes que apresentam histórico familiar dessa doença, a recomendação é que os exames sejam feitos a partir dos 45.
O tratamento para o câncer de próstata baseia-se no uso de técnicas como cirurgia e radioterapia. A escolha da melhor técnica dependerá de fatores, como o estadiamento do tumor, a idade do paciente e outras doenças que ele possa apresentar.
É muito importante reforçar que a maior chance de cura é através do diagnóstico precoce. Desse modo, é importante realizar os exames na idade indicada e na ocorrência de sintomas, como dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen.
Palestra de Novembro Azul Hospfar
Com o objetivo de conscientizar e abraçar esta causa da maneira certa, a Hospfar realizou no último dia (8), terça-feira, uma palestra sobre o câncer de próstata para os colaboradores homens da empresa. O tema escolhido foi “Novembro Azul – Prevenção ao câncer de próstata” e para demonstrar mais apoio a campanha, os colaboradores foram de roupa azul.
A Hospfar está sempre atenta a questões importantes para a sociedade, principalmente, às causas ligadas à saúde. Entendemos que além do nosso segmento, para sermos cada vez mais uma empresa empática, inclusiva e diversa, é necessário apoiar e participar de causas como essas.